A matéria a seguir foi extraída do MSN Empregos
Um processo seletivo é sempre diferente e cada vaga e organização precisa de um perfil distinto, por isso, não existe uma receita pronta, mas algumas dicas podem auxiliar profissionais colocando-os a frente de seus concorrentes.
O comportamento ganha força principalmente por ser uma aptidão única a cada candidato, cada pessoa possui uma forma de agir e pensar, e a avaliação deste fator é realizada em todos os processos seletivos. Embora o comportamento seja inerente à personalidade de cada um é possível trabalhar competências para se alinhar as exigências feitas pelo mercado de trabalho.
Mantovani enfatiza que entre as principais características que destacam um funcionário na hora da contratação são:
Transparência: o ideal é mostrar ao recrutador como você realmente é, o que sabe, o que gosta, o que pretende. Um profissional transparente cativa facilmente e demonstra firmeza quanto as suas ações.
Experiência: aqui não conta apenas experiência profissional, deixe claro suas conquistas pessoais e profissionais. Caso não possua experiência profissional saliente seus pontos fortes e mostre que possui objetivos definidos.
Disposição: mostre que você vestirá a camisa da organização, que é um profissional proativo e interessado. Pergunte, questione e saliente que a oportunidade lhe interessa.
Comunicação: como você se relaciona? Você sabe se expressar? Como é o seu trabalho em equipe? Estes e outros questionamentos sempre serão levantados, pois a comunicação é a base de uma organização e por isso saber lidar e gerenciar informações contará e muito.
É preciso ressaltar que não existem fórmulas mágicas que resultam em uma contratação imediata, mas é possível sim se diferenciar. Além dos pontos já destacados demonstre vontade e comprometimento, mesmo que sua bagagem profissional não seja extensa estas qualidades revelam a sua garra, anseio de crescimento e disposição para empreender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário